O marketing médico é uma estratégia que visa fortalecer o serviço de um profissional, de um consultório ou clínica a fim de que se possa conquistar clientes e construir uma imagem fortalecida diante dos concorrentes.
Usar ferramentas certas podem atrair e fidelizar novos pacientes, como conquistar autoridade na área. Por isso, contar com uma agência especializada é tendência de crescimento da marca. Nesse sentido, o oHub traz uma lista das melhores empresas de marketing médico do país.
Antes de examinar os tipos de empresas do ramo, é preciso entender o que significa marketing médico e como funciona.
Assim, o marketing médico é uma união de ações voltadas a fortalecer a imagem do trabalho de profissionais da área diante da visão das pessoas. Com isso, o objetivo é conquistar mais pacientes e notoriedade na área de atuação.
Por essa razão, as estratégias de marketing médico visam aumentar a lucratividade e autoridade. Independentemente se os profissionais têm ou não experiência de mercado, aderir a um planejamento de ações de marketing digital para médicos pode levar a outro patamar, principalmente em relação a outros concorrentes do mesmo nicho.
Se você tem dificuldades de conseguir melhorar sua imagem sozinho, contando com os próprios conhecimentos de marketing, talvez esteja precisando de uma agência de marketing médico para alavancar o seu status.
Afinal de contas, lidar com as funções atribuladas da profissão, que exigem completa dedicação, não é uma tarefa fácil, uma vez que pode deixar falhas no meio do caminho.
Para chegar a um resultado assertivo, as estratégias de marketing médico são feitas por duas ferramentas: online e offline.
O offline funciona por meio da televisão, outdoors, jornais, rádio e folders, por exemplo.
Em contrapartida, no modelo online são utilizados recursos como redes sociais, blogs, WhatsApp, entre outros, atualmente mais apropriado devido à rapidez e à facilidade de entrega, além dos custos serem relativamente mais baixos em relação ao offline.
Mas para que o serviço seja entregue com sucesso, a agência e o profissional devem tomar cuidado com alguns critérios.
Em primeiro, deve-se respeitar as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nº 1974/11.
Na lei consta que é vedado ao profissional divulgar qualquer informação sobre assuntos médicos em caráter promocional ou sensacionalista. Sendo assim, é inegável a participação em programas de televisão, a não ser para esclarecer situações ou informar ao público.
Além disso, é proibido:
- usar a imagem de pessoas conhecidas como case;
- utilizar expressões que aparentam superioridade;
- usar imagens fortes;
- divulgar um tipo de produto em detrimento a outro;
- divulgar valores de serviços com caráter competitivo
Com as normas estabelecidas e compreendidas, o médico só tem a ganhar com a contratação de uma agência especializada.
São inúmeras vantagens que o marketing digital para médicos e consultórios pode contribuir. Entre elas, aumentar a credibilidade sobre os serviços prestados, aprimorar o relacionamento com os pacientes, crescer a receita, e, por aí vai.
Por outro lado, os pacientes também são beneficiados ao receber conteúdos úteis sobre saúde e bem-estar, geralmente publicados em blogs, sites ou redes sociais do profissional.
Mas, diante disso, existe uma maneira correta de montar uma estratégia de marketing médico?
Sabemos que existem diversos meios de divulgação, como citamos anteriormente, sites, blogs, redes sociais, TV e rádio são alguns em ascensão. No entanto, para colocar essa ideia em prática é recomendado que a agência siga as orientações de profissionais da área para elaborar o planejamento.
Estar atento ao investimento e ao retorno esperado também é essencial para evitar o abandono de uma campanha no meio do caminho por conta da falta de recursos financeiros. Por fim, o fundamental é respeitar as normas do CRM para evitar problemas judiciais.
Mas as estratégias de marketing médico funciona para todos? Nem sempre uma ferramenta do marketing médico é a ideal para todos os profissionais. Por isso, é importante que a agência receba orientações sobre o assunto.
Gostou da ideia? Acompanhe abaixo a lista das melhores empresas de marketing médico oferecidas pelo oHub.
Em cinco minutos você faz um pedido de orçamento que será enviado para as agências do oHub. Em pouco tempo, você receberá o contato dos mais interessados em atender a sua necessidade.
Na sequência, você negociará diretamente com os possíveis fornecedores, sem intermédio de terceiros. Coloque essa ideia em prática agora mesmo e alavanque a sua imagem!