Empresas de portaria: o que são, como funcionam e quais as melhores?
As empresas de portaria são uma das melhores opções para garantir a segurança dos condomínios e prédios comerciais, sem sobrecarregar o orçamento. Por sinal, ao escolher uma boa companhia, você tem certeza de que os profissionais essenciais para a manutenção dessa área são capacitados para exercer suas tarefas.
Outro ponto é que, geralmente, contratar um colaborador com experiência custa caro. Adicione a burocracia e você tem a receita perfeita para um pesadelo. A boa notícia é que isso não acontece com as empresas de portaria terceirizadas, já que, sendo prestadoras de serviço, são responsáveis por resolver qualquer questão legal.
E, se você ainda está em dúvida sobre o que são empresas de portaria, saiba que são companhias que contratam e gerenciam mão de obra especializada — no caso, porteiros — e prestam serviços para prédios, sejam eles residenciais ou comerciais. Compreendeu?
Agora, você pode questionar como elas funcionam na prática, certo?
+ SAIBA MAIS
Pois bem, basicamente, o síndico — no caso de prédios residenciais — contrata uma empresa para prestar serviços de portaria. Em seguida, a companhia analisa o pedido, define a estratégia e encarrega os colaboradores mais adequados para exercer a atividade.
Nesse cenário, o contratante não tem vínculos trabalhistas com os colaboradores responsáveis pela entrega do serviço. Portanto, eles não são responsáveis pelo pagamento de salário e encargos trabalhistas, treinamento e disponibilização de uniformes e outros equipamentos de trabalho.
Aliás, até mesmo a substituição de um colaborador por ausência e o monitoramento das atividades é por conta das empresas terceirizadas de portaria. A responsabilidade do contratante é apenas garantir o espaço de trabalho e pagar as taxas acordadas no prazo estabelecido.
No mais, vale lembrar que há mais de um tipo de serviço de portaria, sendo que, entre os principais, estão:
- portaria física: disponibiliza profissionais para ficar presencialmente na entrada dos prédios;
- portaria remota ou eletrônica: o controle e a segurança são feitos remotamente, de uma central de monitoramento;
- acesso por cartão, senha ou biometria: oferece ferramentas para garantir que apenas quem confirmar a permissão — por meio de cartão de acesso, senha ou biometria — pode entrar no prédio.
Se você está pensando “quero contratar uma empresa de portaria”, veja a seguir quais serviços ela pode prestar. Os mais comuns são aqueles relacionados exclusivamente à entrada de condomínios, focando monitorar quem entra e sai do prédio.
Dito isso, as atividades executadas por esse tipo de companhia costumam ser de:
- organização e manutenção da portaria;
- monitoramento de entrada e saída do prédio (moradores, visitantes ou prestadores de serviços);
- fiscalização do cumprimento das regras do condomínio e das normas de segurança;
- recebimento e separação de encomendas e correspondências;
- checagem das câmeras de segurança;
- proibição da entrada de pessoas sem autorização;
- abertura da garagem;
- orientação aos visitantes e prestadores de serviço;
- etc.
Esses costumam ser os serviços mais comuns. Entretanto, é possível encontrar empresas de segurança, portaria e limpeza. Isto é, são companhias que oferecem todos esses serviços ao mesmo tempo e atendem mais de uma demanda dos contratantes.
Está se questionando sobre o porquê contratar esse serviço?
O primeiro motivo é a facilidade. Com as empresas de portaria, você não precisa se preocupar em abrir seleções, pagar encargos trabalhistas e pensar em treinamentos, já que os profissionais vêm prontos para colocar a mão na massa.
Em paralelo, as empresas de portaria garantem:
- mais segurança;
- redução dos custos;
- garantia de serviço 24 horas;
- mais produtividade.
E quem não quer todas essas vantagens, concorda?
Porém, antes de assinar um contrato é fundamental ficar atento à companhia escolhida, para ter certeza de que ela é ética e conta com um bom custo-benefício.
Por esse motivo, ao pesquisar as melhores empresas de portaria, procure saber:
- experiência e credibilidade no mercado;
- boas condições de trabalho para seus funcionários;
- adequação às normas de segurança;
- capacitação dos colaboradores.
Sim, isso pode até parecer um trabalho extra. Mas pesquisar com cuidado impede que você firme um contrato longo com uma companhia sem ética ou que não entregue tudo o que promete.
- FECHAR