Quais critérios sua empresa usa para tomar decisões atualmente? Podemos dizer que, em alguns casos, existe a análise de mercado, a consultoria especializada, mas às vezes uma mistura de feeling e achismo. Porém, existe uma ferramenta que pode te ajudar no processo e tornar seu negócio muito mais eficiente e rentável. Estamos falando do sistema de informações gerenciais (SIG).
Um sistema de informações gerenciais é um conjunto de elementos empregados para coletar, processar, analisar, armazenar e disponibilizar informações.
Tais insights são obtidos a partir de inputs que são gerados pelas rotinas diárias de uma empresa. Isto é, sua função consiste basicamente em transformar dados brutos em informações úteis.
Entre os elementos que compõem a solução, temos cinco principais:
- hardware, que diz respeito a toda infraestrutura, equipamentos e dispositivos físicos que coletam, processam e armazenam os dados, como computadores, servidores, discos rígidos entre outros componentes;
- software, que engloba todo e qualquer programa usado pela empresa para executar funções relacionadas ao sistema de informação;
- procedimentos, diz respeito às diretrizes e protocolos empregados ao longo de todo o processo, como coleta e tratamento dos dados, segurança da informação.
- pessoas, que envolve tanto os profissionais que desenvolvem o sistema, quanto aqueles que o operam, ou seja, seus usuários;
- dados, que são o ponto mais importante de um sistema de informações gerenciais, atuam como a base de todo o seu funcionamento, uma vez que contém, de forma bruta, toda a informação buscada.
Tais informações, por sua vez, podem contribuir com o crescimento da companhia das mais diversas formas, da identificação de gargalos ao planejamento de metas.
Quer saber como a contribuição funciona na prática? A gente explica!
O objetivo do sistema de informação nas empresas é organizar todo o volume de dados que ela gera com suas operações. Os dados, então, são processados e analisados, extraindo informações relevantes, tudo isso de forma automatizada.
Em poder dos dados, líderes e gestores são capazes de tomar decisões mais bem-informadas, seja em relação ao uso de recursos, à definição de metas, ao planejamento estratégico etc.
Agora que já esclarecemos seu funcionamento, talvez você esteja se perguntando:
“Afinal, qual a importância dos sistemas de informações gerenciais para as empresas?”
Bom, você já deve ter ouvido falar que vivemos na era dos dados. Isso significa que nunca antes produzimos tanta informação como hoje — o que tende a aumentar cada vez mais.
Neste contexto, quem souber aproveitar toda essa abundância de materiais, será capaz de encontrar, com muito mais propriedade, o caminho para o sucesso.
Quando falamos em “sucesso”, é importante pontuar que nos referimos a estratégias de negócios, otimização de operações, planejamento de marketing e vendas, melhorias na experiência do cliente, entre tantas possibilidades.
Contudo, é fundamental entender como coletar, organizar, processar e analisar todos esses dados para transformá-los em informações “usáveis” na prática. A boa notícia é que este é o papel do SIG.
A ferramenta é responsável pela coleta e organização de dados a partir de diferentes canais, seja um CRM ou ERP, por exemplo. As informações, então, são processadas para extrair insights relevantes, que ficam armazenados, à disposição da empresa.
O sistema também gera relatórios ricos, contendo informações sobre a saúde da organização. Dessa forma, permite a criação de um diagnóstico organizacional, a comparação de diferentes momentos e o acompanhamento da evolução do negócio ao longo do tempo.
Com esse tipo de dado em mãos, é possível compreender o que pode ser melhorado e planejar os próximos passos para o futuro.
Ou seja, a adoção de um sistema de informação nas empresas possibilita o uso estratégico dos dados que são produzidos diariamente pela companhia para apoiar sua tomada de decisões, aprimorando a performance em diferentes frentes.
Entre as principais vantagens do uso de um sistema de informação nas empresas, podemos destacar:
- acesso a dados organizacionais atualizados;
- otimização da tomada de decisão a partir de insights reais;
- visão mais ampla da saúde financeira e operacional do negócio;
- aumento da eficiência na gestão de recursos;
- redução de custos;
- facilidade de adaptação às mudanças repentinas no mercado;
- aumento da competitividade e melhora nos serviços oferecidos.
E isso é apenas o início! Afinal, se você souber trabalhar bem os dados fornecidos com a ferramenta, seu negócio tem tudo para decolar!
Em suma, um sistema de informações gerenciais é um recurso indispensável para empresas que desejam fazer bom uso dos dados que produzem todos os dias. Além disso, é fundamental para otimizar e direcionar processos e guiar a companhia rumo ao sucesso em seus objetivos.
Portanto, se você quer ter acesso às informações estratégicas da sua empresa, é hora de investir em ferramentas a altura de suas expectativas!
Para te ajudar nesta busca, o oHub preparou uma lista das melhores empresas de sistemas de informações gerenciais. No oHub, você solicita vários orçamentos de uma vez só e recebe as propostas em poucos minutos. Faça já sua solicitação de orçamento!