As empresas que buscam serviços de capacitação de funcionários estão na frente de concorrentes que abominam a ideia porque acham desnecessário investir em treinamentos de pessoas.
Muitos gestores negligenciam as capacitações por acreditarem que seja um custo alto ou porque não sabem implementar em sua organização.
Nesse sentido, existem empresas de treinamento e capacitação que disponibilizam técnicas de motivação, relacionamento, entre outras ações para melhorar a produtividade da equipe e alcançar as metas propostas.
Se você pensa em contratar uma terceirizada, saiba que está no lugar certo! Aqui trazemos uma lista das melhores empresas de treinamento e capacitação de funcionários.
Mas, nada adianta investir sem saber a importância dessa atitude, o que vamos explicar a partir de agora.
Em um mercado cada vez mais acirrado, as empresas que apostam em treinamentos almejam se destacar e, isso, as leva a investir na capacitação da própria equipe.
O resultado desse investimento fica evidente no comportamento dos funcionários, que trabalham com mais ânimo porque se sentem valorizados e compreendem que a organização deseja mantê-los por mais tempo no quadro.
Em contrapartida, colaboradores não capacitados produzem menos, mostram descontentamento, e assim, a empresa sujeita-se a ter uma alta taxa de turnover.
Para solucionar esses problemas, são aplicados tipos de treinamentos diferentes (que mostraremos mais à frente), cujo objetivo é aprimorar as habilidades dos funcionários em suas funções, como também ampliar os conhecimentos e estratégias para a empresa.
Em outras palavras, a ideia de um treinamento de colaboradores é fazer com que os interessados aprendam novas habilidades e, ao mesmo tempo, contribuam para a evolução da companhia.
Mas há uma ressalva! Caso você ache que treinamento e capacitação são a mesma coisa, saiba que está enganado. Embora pareçam sinônimos ou complementos, existe uma diferença entre seus conceitos. Entenda o porquê!
Resumidamente, treinamento é um processo focado em aperfeiçoar as habilidades de um profissional, garantindo ao estabelecimento novos métodos para conquistar os objetivos propostos. Já a capacitação é o ato de desenvolver os colaboradores para realizar funções específicas.
De modo geral, a capacitação torna o colaborador capaz de cumprir determinadas atividades, enquanto o treinamento o habilita para ser um profissional melhor, indiferente da função.
Logo, para melhorar a capacitação e o desenvolvimento de pessoas, a empresa insere, por exemplo:
- treinamento no mesmo ambiente;
- treinamento online;
- avaliação de desempenho;
- movimentos internacionais.
Falando nisso, vamos mostrar detalhadamente os principais tipos de treinamento de colaboradores. São eles:
- treinamento com instrutor: semelhante a uma sala de aula, os alunos se acomodam em suas carteiras e esperam pelo professor. No caso, um especialista no assunto irá apresentar o conteúdo de forma presencial. Esse método tem como benefícios aumentar a interação entre as pessoas, criar um ambiente saudável e fortalecer o relacionamento entre o instrutor e o colaborador;
- orientação: esse é um treinamento voltado à apresentação de colaboradores na companhia, ou seja, é um curso introdutório sobre a cultura da empresa. Neste processo de onboarding, são inseridos conteúdos sobre missão, visão e valores da instituição, cultura corporativa, apresentação de metas, estrutura da organização, políticas corporativas, entre outros;
- desenvolvimento de habilidades: esse processo de capacitação serve quando, por exemplo, chega um novo equipamento na empresa, logo, os funcionários precisam estar preparados tecnicamente para manuseá-lo. Nesse sentido, o investimento é feito para que a equipe cumpra e supere as metas;
- treinamento e desenvolvimento de soft kills: também conhecido como habilidades sociais, os soft kills têm a finalidade de melhorar a convivência, criando um clima saudável e harmonioso;
- coaching e mentoria: eles servem para complementar os treinamentos empresariais e conquistar resultados mais satisfatórios. Como são programas contínuos e individuais, o investimento é mais alto para a empresa, por isso, deve-se planejar financeiramente antes de contratar um serviço especializado;
- treinamentos criativos: são utilizados ferramentas e metodologias diferenciadas para estimular a interatividade. Neste modelo, os trabalhadores são dirigidos ao centro da sala e indagados sobre suas vivências e aprendizados, dinâmica que serve para fortalecer a autonomia individual;
- gamificação: para aprimorar o engajamento entre os colaboradores, são utilizados elementos de jogos. O interessante é que esse tipo de treinamento de funcionários promete recompensas porque usa um sistema de pontuações;
- treinamento online: os treinamentos EAD são em formato audiovisual e possibilitam a inclusão de recursos como vídeos de apoio e material de leitura para acompanhar os cursos. As aulas ficam armazenadas em um servidor por meio de um site ou aplicativo, disponíveis para quando o aluno desejar assistir.
Então, gostou da ideia de melhorar a qualidade do trabalho da sua equipe? Ao saber como fazer o treinamento de funcionários, você estará pronto para colocar a ideia em prática.
O primeiro passo é compreender que um treinamento é um tipo de reunião que passa conhecimentos curtos e rápidos. Este é um investimento a médio e longo prazo, que deve ser planejado e executado com segurança.
Portanto, a primeira etapa é estudar e conhecer seu público. É preciso se perguntar, por exemplo, qual o setor necessita de um treinamento, qual o perfil demográfico e comportamental da equipe, como também suas fraquezas e potenciais.
Após descobrir as necessidades do seu time, então chega a hora de fazer uma análise completa sobre os dados coletados, e assim, gerar um diagnóstico da situação.
Se, anteriormente, você já fez um levantamento sobre o público e seus problemas, agora é o momento de ser mais específico. Portanto, defina quem receberá o treinamento: líderes, diretores, colaboradores, todos?
A próxima etapa é definir os objetivos, sempre partindo das falhas do grupo para mensurar os resultados. Aqui, a ideia é determinar o tempo de treinamento: 3 meses para ter, por exemplo, 50% da refração; ou 6 meses para tornar uma equipe 20% mais produtiva? Pense nisso!
Enfim, a partir dessa análise geral, percebeu a importância de adquirir a terceirização de treinamento e capacitação de funcionários?
Pois bem, contratar um serviço é mais vantajoso, pois o custo se torna mais baixo do que começar do zero, além de ter profissionais habilitados para agilizar o processo.
Portanto, aproveite a lista das melhores empresas de treinamento e capacitação de funcionários selecionados pelo oHub. Faça um pedido de orçamento gratuitamente!
Em menos de 5 minutos, você poderá receber o contrato de alguma empresa especializada. Conte com a gente!