É fundamental conhecer as vantagens do serviço de uma empresa de comunicação visual para entender como pode ajudar a sua organização a ter uma identidade personalizada, fortalecendo sua imagem.
Apesar de poder ser combinada com a linguagem escrita ou sonora, a verdade é que a comunicação visual não precisa de qualquer texto ou som para fazer-se ser entendida.Â
Neste caso, as informações estão nas cores, nas formas, nas ilustrações e em vários outros signos da linguagem visual.
Os elementos visuais estão presentes no dia a dia de qualquer pessoa, mesmo que não se dê conta disso. As placas de trânsito e o semáforo são ótimos exemplos de comunicação visual — até mesmo a faixa de pedestre.Â
Quando entramos na casa de alguém ou em um novo restaurante, conseguimos dizer muito sobre a personalidade ou pela mensagem que quer passar observando a decoração e as cores que têm ali.Â
Então, os recursos visuais são uma forma de transmitir informações que, muitas vezes, as palavras não seriam capazes de explicar tão bem.
Não à toa, a estratégia atualmente tem um papel fundamental para as empresas, pois é amplamente usada em design gráfico, publicidade, marketing, mÃdia digital, branding e uma variedade de outras áreas.
Pensando nisso, já dá para entender um pouco mais sobre o que é uma empresa de comunicação visual, certo? É um tipo de negócio especializado em criação, design e produção de elementos visuais usados para fins de comunicação, branding e marketing.Â
Então, como funciona uma empresa de comunicação visual? Seu principal foco é receber as informações disponibilizadas pelo seu cliente (ou seja, por outras companhias que a contrataram) e transformá-las em imagens, transmitindo a mensagem por meio dos recursos visuais.Â
A partir da definição acima, é possÃvel pensar em alguns dos serviços mais populares oferecidos por empresas de comunicação visual.
- Design gráfico, que envolve a criação de logotipos, identidades visuais, materiais de marketing, panfletos, cartões de visita e outros elementos gráficos.
- Sinalização, com a produção de sinalização interna e externa, como letreiros, banners, placas de identificação e adesivos.
- Design de interiores, por meio da criação de elementos visuais para espaços internos, como murais, displays de produtos e decoração de lojas.
- Branding e identidade visual, que foca no desenvolvimento e na gestão da identidade visual de uma empresa, incluindo logotipos, cores corporativas e diretrizes de marca.
- Design de embalagens, por meio da criação de embalagens atrativas e informativas para produtos.
- Web design, com o desenvolvimento de sites e interfaces digitais com foco na experiência do usuário e na comunicação visual.
- Produção de vÃdeo, com criações de conteúdos audiovisuais, como vÃdeos promocionais e animações.
Ou seja, as empresas que prestam esse serviço trabalham em estreita colaboração com clientes para entender suas necessidades de comunicação visual e criar soluções personalizadas que atendam às necessidades mapeadas.
Pensando nisso, quais são os tipos de comunicação visual? Podemos considerar três principais.
1- Comunicação visual no marketing
Engloba todos os elementos visuais usados para promover produtos, serviços ou marcas.Â
Inclui design de logotipos, campanhas publicitárias, materiais impressos em gráfica de comunicação visual, banners, mÃdias sociais e qualquer outro meio usado para atrair clientes e promover uma empresa ou produto.
2- Comunicação visual interna
É direcionada aos funcionários de dentro de uma organização.
Inclui elementos visuais usados para transmitir informações internas, como manuais de treinamento, apresentações, gráficos de desempenho, comunicação de polÃticas e procedimentos, bem como a criação de um ambiente de trabalho esteticamente agradável.
3- Comunicação visual externa
A categoria abrange a comunicação visual destinada ao público externo, incluindo clientes, parceiros e o público em geral.Â
O processo envolve elementos como sinalização externa, vitrines de lojas, publicidade exterior, design de embalagens e outros meios visuais usados para comunicar a identidade e a mensagem de uma empresa para o mundo exterior.
Com as informações acima em mente, dá para entender mais sobre a importância do serviço para os negócios nos dias de hoje, certo?
Ainda assim, você pode se perguntar: por que contratar uma empresa de comunicação visual? Veja algumas das principais razões:
- ajuda a atrair e fidelizar clientes;
- reforça os valores do negócio;
- fortalece a imagem da marca;
- aumenta a credibilidade da empresa;
- informa de maneira mais clara.
Ou seja, a comunicação visual é uma parte importante da estratégia de negócios de sucesso, afetando tanto a imagem externa quanto a eficiência interna de uma organização.
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Basta seguir os seguintes passos: acesse gratuitamente o pedido de orçamento e responda à s perguntas especÃficas sobre o serviço que deseja contratar.
Em seguida, indique o local onde o serviço será prestado e preencha seus dados para contato.Â
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