Os hábitos de compras mudaram nos últimos anos. Se antes os consumidores compravam produtos apenas pela aparência, hoje eles avaliam diversos fatores antes da tomada de decisão.
Esse comportamento mostra que quanto maior a análise, mais alto será o nível de informação.
Neste ponto, entra o consultor de vendas, um profissional que auxilia os clientes a tirar suas dúvidas perante seus problemas.
Uma coisa você pode ter certeza: o consultor de vendas pode ser essencial tanto para o seu dia a dia, quanto para a sua empresa.
Mas, antes de você conhecer o casting que oferecemos, é preciso entender o que é um consultor de vendas, como atua, para que serve, e suas vantagens, certo?
Pois bem, também conhecido como executivo de vendas ou executivo de contas, o consultor de venda é um profissional que faz parte do departamento de vendas e realiza uma série de atividades para o bem de um negócio.
Entre as principais atividades estão a prospecção de clientes; apresentação da empresa e seus produtos; negociação de termos; qualificação de clientes; envio de propostas; realização de follow-up; descoberta das necessidades dos clientes, bem como fechamento de negócios.
Basicamente, os profissionais envolvidos encaminham os clientes do topo de funil, por meio do pipeline, até chegar, efetivamente, à conversão e à compra.
Mas, o consultor de vendas, o que faz, na prática?
Para explicar sua funcionalidade, precisamos conhecer os dois tipos de consultoria de vendas: o externo e a interno.
Um consultor de vendas interno é aquele que capta novos clientes e realiza todo o gerenciamento de vendas internamente, ou seja, de dentro da empresa. Sendo assim, todo o processo, seja no atendimento, na comunicação com o cliente ou no contato com o time de marketing.
Em contrapartida, o consultor de vendas externo conclui o trabalho da equipe interna. Em outras palavras, ele vai de encontro ao cliente em sua empresa ou residência. Além disso, o especialista se responsabiliza por avaliar o mercado, prospectar clientes ou fechar negócios.
Diante dessas características, fica mais fácil entender porque contratar uma consultoria de vendas.
Pense que uma consultora de vendas irá olhar para o seu negócio de forma ampla e oferecer um diagnóstico baseado em técnicas que melhorem os processos de vendas.
Isto é, se você visualiza que o seu mercado não está adequado como gostaria e, ao mesmo tempo, percebe que poderia vender mais, talvez este seja um sinal de que precisa de uma consultoria de vendas.
Você pode até identificar os problemas e tentar adivinhar algumas soluções, como, por exemplo, “o preço do produto está baixo e precisa aumentar” ou “os vendedores não estão desempenhando bem os seus papeis”, mas, somente um especialista irá lhe dar um feedback preciso.
Logo, uma consultoria de qualidade tem um método que aponta os principais fatores da falta de produtividade. Isso porque ele já está acostumado com este tipo de serviço, pois já viu diversas situações semelhantes em outras empresas e, com isso, possui um olhar clínico para realizar sua pesquisa.
De acordo com todas essas características, é possível identificar uma série de habilidades de um consultor de vendas, como, por exemplo:
- inteligência emocional;
- disciplina;
- organização;
- flexibilidade;
- domínio das necessidades do cliente.
Sendo assim, podemos destacar entre as principais vantagens de contratar uma empresa de consultoria de vendas:
- 1. Metodologia de vendas adequada: por mais focada que seja, muitas vezes uma empresa não consegue atingir suas metas, pois se sente desmotivada. Por essa razão, uma consultoria de vendas pode elaborar uma metodologia altamente capaz;
- 2. Experiência no campo de atuação: é muito mais seguro contar com profissionais que tenham expertise em seu ramo de atuação, pois eles entregam com mais facilidade os resultados alinhados às carências do cliente;
- 3. Visão global do mercado: uma consultoria de vendas possui um pensamento mais abrangente da realidade e conduz o processo baseado nas especificidades do cliente;
- 4. Redução de custos: com uma consultoria de vendas, as organizações podem utilizar parte do seu tempo para outros esforços. Como cuidar do dia a dia do processo de vendas gera trabalho, uma empresa especializada facilita o planejamento dos empresários.
Mas, como uma consultoria de vendas pode te ajudar a vender mais?
No primeiro momento, a consultoria faz um diagnóstico sobre os principais problemas referentes à produtividade de vendas. Esse procedimento envolve processos, como também o uso de novas ferramentas tecnológicas.
Além disso, a empresa se responsabiliza por capacitar vendedores e líderes. Mas, treinamentos empresariais não ficariam a cargo de outros profissionais? Não necessariamente, uma consultoria especializada foca no operacional, como ajuda a resolver questões emocionais do time de vendas.
Seja uma consultoria de vendas online, seja presencial, este tipo de trabalho guia o cliente para a decisão de compras.
Para a empresa, este profissional ajuda a elevar os resultados, uma vez que construindo uma relação com os clientes, é possível compreendê-los de modo a estabelecer vendas mais sólidas e, inclusive, fidelizá-los.
Quanto ao profissional, é fundamental manter-se em constante capacitação e identificar novas oportunidades.
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Mas, como é feita esta integração?
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