A construção de uma obra depende de uma série de fatores. É necessário ter ferramentas, instrumentos, equipe alinhada, orçamento para a compra de materiais, planejamento de entrega, entre outros pontos. Nesse aspecto, é importante contar com uma empresa de gestão de obras para organizar todos esses fatores.
Mesmo assim, muitas companhias não se importam com essa estrutura, achando desnecessário cumprir um passo a passo estipulado. Resultado: obras mal feitas, com prazos após o tempo determinado e equipes desanimadas.
Desse modo, se faz necessária a contratação de uma empresa gerenciadora de obras para, justamente, administrar toda logística do empreendimento.
E como obter um serviço especializado? O oHub, ferramenta que facilita a contratação de serviços, disponibiliza uma lista das melhores empresas de gestão de obras, em que você conhecerá as principais organizações do país.
Antes disso, vamos entender melhor o que é como funciona uma empresa de gerenciamento de obras.
Por sinal, a gestão de obras é uma ferramenta de construção que visa organizar diferentes aspectos em torno da construção civil, como, por exemplo, garantia de qualidade dos materiais utilizados, escala de trabalho, etc.
Tais empresas contam com engenheiros e arquitetos, responsáveis por elaborar e fiscalizar o andamento da obra. Eles contratam fornecedores e administram toda a parte burocrática, assim, o contratante está assegurado quanto à administração da obra como um todo.
Cabe ao responsável ter conhecimento sobre os prazos, contratos, despesas e relacionamento com fornecedores e colaboradores. Desse modo, ele deve ser um profissional amplo, com competências técnicas e de liderança.
Cabe a ele a administração do projeto, seja para uma nova edificação ou a reconstrução de um edifício, além de outros empreendimentos, como loja, shopping center, ponte, viaduto e afins.
Aliás, o planejamento de uma gestão de obras na construção civil engloba análise de viabilidade financeira e material, além da montagem de estrutura. Ainda, neste momento, é feita a legalização da obra junto à Prefeitura, secretaria de habitação, Ibama e demais órgãos competentes.
Em seguida, é realizada a fiscalização, que consiste na observação e coordenação do andamento da obra. Nela, as empresas gerenciadoras de obras devem mediar problemas e interesses entre os envolvidos, supervisionar o trabalho dos construtores e inspecionar o cumprimento de normas de segurança do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Portanto, o trabalho de uma empresa de obras é fundamental para a criação de um novo projeto. Entre os principais motivos para contratar este serviço estão os listados a seguir.
O controle de estoque de materiais é um fator indispensável. Sem a administração de materiais, é impossível manter o andamento das obras, isso porque pode haver atrasos das empresas fornecedoras, protelando a entrega.
Além do mais, esses atrasos geram perda de qualidade e segurança. Em contrapartida, a sobra de materiais também é prejudicial, pois significa que houve desperdício de dinheiro.
O gerenciamento de obras também diminui a possibilidade de executar algo diferente daquilo que foi planejado. Quem trabalha com construção civil, provavelmente já se deparou com algo que não corresponde ao projeto inicial. E isso acontece por inúmeros fatores, como o ajuste na criação devido a fatores externos (orçamento, clima, mudanças etc.)
Problemas corriqueiros em um canteiro de obras também são muito comuns, tornando relevante um gerenciamento eficiente para diminuir danos e tornar a obra mais controlada e planejada. Neste caso, a gestão de obras prevê os problemas e indica soluções a serem adotadas.
Cada função em uma construção civil apresenta suas próprias dificuldades. Desse modo, as empresas gerenciadoras de obras estão atentas para solucionar os problemas que possivelmente virão, como se reunir com os profissionais responsáveis pelas áreas e decidir soluções concretas.
O planejamento é a parte esquelética de um projeto. Ele serve para que todos os ramos, como instalações elétricas e hidráulicas, acabamentos etc., sejam cumpridos de acordo com uma sequência construtiva.
Outro ponto é que o gerenciamento de obras visa reduzir os custos. Afinal de contas, imprevistos acontecem, mas quando há planejamento e acompanhamento, tudo pode ocorrer suavemente.
E como as melhores empresas de gestão de obras agem para sair tudo como foi planejado?
Tenha em mente que o gerenciamento não deve ser realizado de forma isolada às outras etapas, como o planejamento e o orçamento. Pois só é possível gerir o que organizado e quantificado, concorda?
Dessa maneira, é fundamental que ambas as etapas sejam feitas de maneira correta. Sem esse cuidado, o restante do processo pode ser confuso.
As empresas gerenciadoras de obras costumam usar planilhas para organizar suas atividades. Elas incluem tudo o que acontece em uma obra e o que deve ser tratado pelo gestor, como a quantidade e os tipos de materiais e equipamentos, mão de obra, cronograma etc.
Existem diversos tipos de ferramentas que ajudam a melhorar o gerenciamento de obras. Os softwares utilizados servem para automatizar processos e facilitar a gestão de dados, além de administrar documentos.
Em outras palavras, um software específico cuida de todos os elementos de um gerenciamento de obras, como a mão de obra e compra de equipamentos e insumos.
E quanto custa o gerenciamento de obra?
A administração de uma obra custa, em média, de 17% a 20% do custo da obra na totalidade. Mas isso dependerá da complexidade da obra, da confiança, da concorrência do mercado, entre outros fatores.
Se você deseja contratar uma companhia do ramo, saiba que está no lugar certo! O oHub traz uma lista das melhores empresas de gestão de obras.
As empresas sugeridas têm ótima qualidade e organização, características que mostram o comprometimento com seus clientes.
Por meio do oHub, você economiza tempo, já que recebe diversos orçamentos com um só pedido. Além disso, você tem as melhores opções de preços e a possibilidade de fechar o negócio diretamente com o fornecedor, sem custo para isso.
Escolha a empresa que mais se adequa às suas necessidades e coloque seu projeto em prática agora mesmo!