Softwares jurídicos do Brasil: como avaliar e contratar?
Atualmente, existem sistemas para gerenciamento de estoque, controle de caixa, gestão de vendas e, é claro, os softwares jurídicos, que são voltados exclusivamente para escritórios de advocacia e profissionais autônomos de Direito.
Esses programas são usados para otimizar o dia a dia de advogados, aumentar a produtividade e garantir a segurança, já que muitas informações sensíveis — e até sigilosas — são inseridas neles.
Caso esteja se perguntando se vale a pena investir nesse tipo de tecnologia, a resposta é sim. Dados do Statista mostram que a expectativa é que o mercado de softwares cresça quase 23% até 2028. Na prática, isso equivale a um aumento de quase 160 bilhões de dólares em movimentações anuais.
+ SAIBA MAIS
Não quer deixar seu escritório de fora dessa, certo? No decorrer deste conteúdo produzido pelo oHub, vamos explicar o que você precisa saber antes de contratar um software para escritório de advocacia e, ainda, mostrar uma lista exclusiva do oHub com as melhores empresas do Brasil.
Antes disso, vamos falar um pouco sobre o que são e como funcionam os softwares jurídicos. O objetivo deles é melhorar a organização e automatizar tarefas diárias, a fim de aumentar a produtividade e a assertividade dos processos.
Quais os serviços de um software jurídico, afinal?
Esses sistemas costumam oferecer as funcionalidades de:
- armazenamento de dados;
- pesquisa jurídica;
- gerenciamento de processos;
- gestão de documentos;
- controle de agenda profissional;
- gestão de contratos e assinaturas;
- controle de honorários;
- monitoramento de relatórios.
Graças a essas e outras funcionalidades, contratar um software jurídico te ajuda a:
- controlar as tarefas;
- melhorar a comunicação;
- otimizar a gestão de documentos;
- cortar gastos;
- aumentar a produtividade.
E quando contratar um software jurídico? Como saber se eu preciso de um sistema do tipo?
Nem sempre é fácil saber quando precisamos de uma ferramenta específica. Aliás, muitas vezes, as pessoas só percebem seu valor após a adoção. Vale ficar atento a alguns sinais que dizem que está na hora de implementar a tecnologia para os escritórios de advocacia.
O primeiro sinal é perceber que não consegue encontrar um documento ou processo importante. Um bom software jurídico evita que você perda tempo e arquivos relevantes – dois problemas que qualquer escritório não pode se dar ao luxo de enfrentar.
Ao mesmo tempo, fique atento à falta de controle sobre a agenda de audiências, reuniões e tarefas do dia a dia. Caso você se reconheça em alguma dessas situações, talvez seja o momento de adotar um dos softwares para advogados.
Pronto, você decidiu que quer adotar um sistema do tipo. E agora, como avaliar os melhores softwares jurídicos do mercado brasileiro?
Comece com a análise da reputação da prestadora de serviço no mercado. Esta empresa terá acesso ao seu cadastro de colaboradores e clientes, portanto é fundamental que seja responsável e bem avaliada.
Adicionalmente, é interessante que o software para escritório de advocacia tenha um bom suporte ao cliente e ofereça integração com outros sistemas internos para facilitar o compartilhamento de dados.
Também se certifique que a prestadora do serviço esteja atualizada com o que há de mais novo no quesito gestão da área jurídica.
Analise os planos disponíveis, já que muitos softwares têm pacotes de serviços que variam conforme as necessidades. Essa característica afeta os preços: os mais completos costumam ser mais caros.
Por último, verifique se há a opção de migrar os processos automaticamente e acompanhá-los pela própria plataforma. Isso simplifica a rotina de trabalho eevita que os profissionais adotem um novo software ou façam o trabalho manualmente.
E onde encontrar os melhores softwares jurídicos do Brasil? Dá para pesquisar na internet? A resposta para essa dúvida é sim, você pode achar os melhores sistemas para advogados do país on-line.
A propósito, você nem precisa sair dessa página, já que a plataforma oHub preparou uma lista exclusiva com os melhores softwares para escritórios de advocacia e profissionais autônomos para você conferir.
Quando escolher uma prestadora de serviços do seu interesse, basta preencher o formulário para solicitar o envio de uma proposta. Em poucos dias, você recebe um e-mail com a resposta personalizada para atender às suas necessidades.
Após isso, analise as propostas e escolha a que mais se encaixa com sua realidade. Caso queira mais informações, contacte e negocie diretamente com as prestadoras.
Assim, você consegue contratar um software jurídico perfeito para o seu escritório de advocacia sem sair de casa, de maneira fácil e rápida. Continue na página para conferir nossa seleção!
- FECHAR