Quais as vantagens de aplicar um treinamento de atendimento ao cliente?
- Melhora das técnicas de atendimento;
- Aumenta as taxas de fidelização;
- Promove o aperfeiçoamento e engajamento do time de atendimento;
- Aumento da produtividade;
- Melhora do clima organizacional.
Quais são as fases de um treinamento de atendimento ao cliente?
Um treinamento de atendimento ao cliente é composto por diversas fases, as quais variam em decorrência do principal objetivo do treinamento. Dessa forma, é comum que os treinamentos sejam divididos da seguinte maneira:
- Consideração dos perfis dos colaboradores envolvidos;
- Levantamento das necessidades a serem sanadas;
- Planejamento;
- Seleção das ferramentas necessárias;
- Aplicação;
- Avaliação de resultados.
E, é a partir da definição das fases do treinamento que a próxima etapa pode ser idealizada: a de montar, de fato, o treinamento de atendimento ao cliente.
Como montar um treinamento de atendimento ao cliente?
Ter em mente o objetivo principal do treinamento, bem como as fases em que ele será aplicado, ajuda no processo de montá-lo no melhor formato possível. Para garantir a adesão dos colaboradores, o seguinte passo a passo pode ajudar:
- 1. Um dos principais objetivos deve ser o de desenvolver habilidades interpessoais;
- 2. Todas as informações sobre o produto ou serviço devem ser compartilhadas;
- 3. O uso de cases de sucesso ajuda a nas exemplificações;
- 4. Criação e compartilhamento de padrões de atendimento;
- 5. Criação e compartilhamento de de uma base sólida de conhecimentos;
- 6. Treinamentos sobre os diferentes usos das ferramentas existentes. Entre outros.
O que um bom script de atendimento ao cliente deve apresentar?
Para que um script de atendimento ao cliente seja considerado como bom, é necessário que ele apresente uma boa estrutura que deve 4 passos simples:
- Conhecimentos prévios sobre o cliente;
- Estrutura bem definida do processo de atendimento;
- Definição das ‘frases-chave’;
- Ajustes e aperfeiçoamentos constantes.