Você já contratou uma empresa de desenvolvimento de aplicativo para o seu negócio? Ou você mesmo preferiu trabalhar no código e no design?
Desenvolver um aplicativo pode não ser uma tarefa difícil para quem é da área, mas vai depender da complexidade do seu objetivo: criar uma ferramenta para jogos e para uma calculadora virtual tem necessidades diferentes, concorda?
E, se você não é formado na área de programação ou desenvolve habilidades necessárias, hoje existe uma série de empresas de desenvolvimento de aplicativos mobile.
O oHub, ferramenta que facilita a contratação de serviços, traz uma lista com as melhores empresas de desenvolvimento de aplicativos.
Se você gostou da ideia, continue com a gente, pois vamos explicar como funciona o desenvolvimento de um aplicativo e qual o momento certo para você adquirir um serviço terceirizado.
A propósito, como acontece o desenvolvimento de aplicativos?
Desenvolvimento de um aplicativo é o processo de criação de um programa específico que será utilizado em um dispositivo móvel. Nele, são incluídas linguagens de programação que variam de acordo com as plataformas nas quais seu aplicativo estará disponível.
A ideia de criar um aplicativo é oferecer um serviço relevante, o que gera lucros para a companhia e, também, fideliza os clientes.
Para o usuário, um aplicativo pode resolver questões essenciais, como pagamento de contas, agendamento de consultas, compras de produtos, dicas de exercícios e afins.
Quando um empresário resolve contratar uma empresa que faz aplicativos, ele deseja se manter competitivo no mercado. Além disso, ele aprimora sua imagem e credibilidade, seja pessoal ou profissional.
Afinal de contas, manter-se no meio digital mostra não somente a preocupação em disponibilizar o melhor serviço, como também indica que você está atento às inovações tecnológicas.
E quais são os passos para a construção de um aplicativo?
A primeira atitude é entender o objetivo do aplicativo e a demanda que ele vai suprir. Não adianta criar uma calculadora virtual focando apenas nos cálculos operacionais de ação, subtração, multiplicação e divisão. Uma pessoa que procura este recurso, provavelmente, irá procurar resoluções mais complexas.
Outro ponto é que você precisa conhecer seu público-alvo, isto é, definir qual faixa etária ou de renda e outras características dos futuros usuários do seu aplicativo. Esses detalhes farão você pensar sobre as funcionalidades, linguagem e visual do app.
Tendo o público-alvo bem definido, as empresas de aplicativos criam o wireframe, um protótipo do app. Nesta etapa, os profissionais estudam a interação das páginas, os respectivos conteúdos e o fluxo de navegação.
Em seguida, cuida-se da linguagem de programação do aplicativo. As plataformas Android e iOS, geralmente, utilizam as linguagens Java e Objective-C, respectivamente.
Depois de feito o processo de programação, chegou a hora de testar o app.
Aqui, serão avaliados o desempenho e a compatibilidade, processo de verificação de erros referentes ao sistema operacional. Ao mesmo tempo, é testada a experiência do usuário em relação à aparência e a usabilidade.
Estando pronto o desenvolvimento do aplicativo, chegou a hora de anunciá-lo na loja do sistema operacional.
Para fazer isso, você deve pensar em como vender seu produto. Escolha um bom ícone, uma descrição completa sobre o uso e a importância do aplicativo, inclua um espaço para comentários e divulgue fotos das telas para aproximar o cliente do aplicativo, além de dar mais segurança ao usuário.
E quanto cobram as empresas de aplicativos?
O custo para a criação de um aplicativo pode parecer caro no primeiro momento, mas, ao longo do processo de construção, manutenção e usabilidade, você verá que o investimento compensa.
Basicamente, não há um valor específico, pois depende dos detalhes da programação do projeto, cujas funcionalidades alteram o valor. Outro ponto é que será necessário contabilizar o período que a equipe de desenvolvimento do aplicativo levará para programar e testá-lo.
Em média, o preço cobrado pelas melhores empresas de desenvolvimento de aplicativo varia entre R$ 15 mil e R$ 80 mil.
A partir disso, como escolher uma empresa de desenvolvimento de aplicativos mobile?
Ter a ajuda de uma empresa especializada neste segmento é essencial para a assertividade do seu investimento. Mas, para isso, você deve ter certeza de que este recurso será necessário para o seu negócio antes de encomendar a criação.
Em paralelo, deve-se avaliar os trabalhos já realizados pelas empresas que você pesquisará. Cheque os aplicativos do portfólio para saber seu modo de funcionamento e faça sua própria avaliação da performance.
Observe também os valores cobrados. Tenha em mente que os mais baratos não significam que o serviço é raso, enquanto os mais caros não necessariamente são os melhores. Faça um balanço de cada uma das opções sugeridas.
Compare também as metodologias utilizadas para a criação e prefira as empresas que possibilitam que você participe ou visualize o processo de construção.
Por último, não esqueça que você deve acompanhar o produto após a criação. Ou seja, será necessário usar os serviços da empresa após o lançamento do aplicativo. Isso porque atualizações são feitas constantemente para manter o app moderno e com alta qualidade.
E como é possível escolher uma empresa confiante?
O oHub disponibiliza para você uma lista com as melhores empresas de desenvolvimento e aplicativos do Brasil. Com nossa solução, você terá à disposição:
- rapidez na seleção do fornecedor;
- profissionais qualificados para o serviço;
- economia com treinamento de equipes e desenvolvimento do projeto.
Em menos de 5 minutos, você preenche um pedido de orçamento de desenvolvimento de aplicativos que será enviado para as empresas do oHub na região selecionada.
A seguir, você receberá o contato das empresas mais qualificadas e que estarão interessadas na sua proposta.
Assim, você poderá negociar diretamente com eles para escolher o que oferece o melhor preço e qualidade de serviço.
Aproveite a lista das melhores empresas de desenvolvimento de aplicativo que o oHub oferece!
Faça um pedido de orçamento gratuitamente. E, em caso de dúvidas, estamos aqui para ajudá-lo.