As empresas, de modo geral, já perceberam que segurança e saúde são assuntos primordiais quando se trata de colaboradores. Contar com uma empresa que preserva a integridade das pessoas e busca melhorias nos resultados já é uma atitude regular no mundo dos negócios.
Mas, antes de filtrar os serviços mais qualificados, vamos entender o que é saúde e segurança do trabalho e sua real importância.
A sigla SST (Saúde e Segurança do Trabalho) significa uma união de normas e procedimentos para prevenir situações indesejadas, como doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e assegurar a integridade física do trabalhador.
No Brasil, existem diversos profissionais envolvidos no ramo de saúde de segurança do trabalho, cuja responsabilidade é averiguar se as regras estão sendo aplicadas corretamente nas organizações.
De modo geral, quem se responsabiliza pela gestão brasileira relacionada à saúde e segurança do trabalhador é a Coordenação-Geral de Segurança e Saúde no Trabalho - CGSST. Contudo, existem outras instituições relevantes, como, por exemplo, a Justiça do Trabalho, que lidera o importante Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Mas para implementar um modelo de saúde e segurança no trabalho, as empresas precisam atender requisitos essenciais, como, por exemplo:
- criar políticas de SST;
- fortalecer a organização disciplinar;
- construir um planejamento;
- realizar avaliações periódicas dos colaboradores.
Mas, de fato, qual é a importância da saúde e segurança do trabalho?
Tudo começa com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Em seu artigo 162, é definido que as empresas são obrigadas a investir em práticas em segurança e medicina do trabalho.
Na lei, fica evidentemente claro que a companhia deve disponibilizar uma infraestrutura qualificada e profissionais habilitados para acompanhar os projetos relacionados à segurança corporativa dentro do estabelecimento. Essa é a situação, por exemplo, de inclusão de programas exclusivos e laudos técnicos.
Mas, por que implementar uma política de saúde de segurança do trabalho? Pelo simples fato da ocorrência de milhares de mortes nos últimos tempos no sistema de trabalho formal.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), entre os anos de 2012 e 2021, cerca de 23 mil trabalhadores perderam a vida em seus locais de trabalho. Ou seja, um número extremamente alto e preocupante.
Logo, as empresas de segurança e medicina do trabalho são contratadas para minimizar esses riscos. E como é feito isso?
O uso de um inventário de riscos ocupacionais previsto na nova NR 01 ajuda a descobrir os locais que necessitam de equipamentos de proteção.
As ferramentas de segurança são indispensáveis na rotina do trabalhador. O uso adequado previne doenças e acidentes, mas, para isso, o colaborador deve ser orientado a usá-lo dentro do estabelecimento.
Esses utensílios são divididos de acordo com a ordem de prioridade da empresa:
- EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva): sinalizadores, sensores de presença, sistema de ventilação e exaustão, sistema de iluminação de emergência, entre outros, são utilizados para diminuir a possibilidade de problemas. Eles servem para várias pessoas durante um longo período, sujeitos à manutenção recorrente ou troca quando necessário;
- EPIs (Equipamentos de Proteção Individual): de uso pessoal, eles eliminam completamente os riscos no ambiente em que a atividade esteja sendo realizada. Fazem parte da lista: capacetes de segurança, protetor auricular, coletes, luvas, braçadeiras, calçados de segurança, etc.
Ou seja, o papel de uma empresa de consultoria em saúde e segurança do trabalho é conscientizar sobre os possíveis riscos e orientar o uso correto dos equipamentos.
Tenha em mente que preservar a saúde do trabalhador é um ponto-chave para a evolução de uma companhia.
O colaborador que atua em um local seguro e saudável produz melhor e traz resultados satisfatórios para o negócio. Além do mais, ao aumentar a produtividade, diminui-se o absenteísmo e evita doenças graves.
Mas, antes de chegarmos à lista das melhores empresas de saúde e segurança do trabalho, é preciso deixar claro a relação entre esses dois termos: segurança e saúde. Elas são vistas de forma única, cruciais para a produtividade e competitividade na indústria brasileira
Também é válido ressaltar que as empresas, ao atuarem pensando na segurança e no trabalho dos colaboradores, estão vinculadas ao bem-estar da sua equipe de acordo com as normas de responsabilidade social corporativa. De modo geral, essas práticas não beneficiam somente os colaboradores, como toda a organização por completo.
Por fim, podemos entender como uma empresa de segurança do trabalho pode contribuir para a saúde do trabalhador.
Além do investimento e análise dos EPCs e EPIs, elas se dedicam a:
- orientar a inclusão de mobiliários ergonômicos e espaços de descanso para melhor conforto do funcionário;
- estimular hábitos saudáveis, como, descontos em academias, convênios em clínicas de pilates, yogas, meditação, relaxamento e massoterapias;
- conscientizar a alimentação saudável;
- incentivar e ofertar benefícios como planos de saúde.
No mais, contratar uma empresa de segurança e medicina do trabalho é econômico. Pense que o seu negócio ganhará em:
- maior produtividade no dia a dia dos funcionários;
- redução de riscos para os trabalhadores;
- diminuição de custos para o empregador;
- economia com treinamento de equipes.
Isso e muito mais!
Aproveite a lista das melhores empresas de saúde e segurança do trabalho disponibilizada pelo oHub.
Concentre-se em todos os detalhes, e não somente no preço de cada prestador de serviço, para, assim, chegar a uma ótima conclusão.
Faça um pedido de orçamento gratuitamente. Em menos de 5 minutos você poderá receber o contrato de alguma empresa especializada. Em caso de dúvidas, estamos aqui para ajudá-lo.