Um dos principais objetivos do serviço de zeladoria é garantir que qualquer problema ou situação relacionada à manutenção predial, tanto de condomínios residenciais quanto comerciais, seja resolvido de maneira ágil e eficiente.
Neste processo, o zelador acompanha todas as atividades no edifício, sendo um profissional fundamental para o bom funcionamento do local, uma vez que representa a conexão direta entre a administração e os condôminos.
Na prática, significa que, sem ele, os processos seriam mais demorados e a resolução de problemas mais lenta.
Pensando nisso, oHub preparou um conteúdo completo para falar mais sobre como funciona o serviço de zeladoria e os diferenciais entre outros oferecidos em um condomínio.
Primeiramente, devemos começar definindo o que é um serviço de zeladoria. Como o próprio nome sugere, é o conjunto de atividades realizadas com o intuito de zelar pelas instalações, certificando-se da integridade do local em termos de conservação, organização e segurança.
Na prática, o profissional de zeladoria é a peça-chave na integração dos serviços prestados em um ambiente. Ele tem o trabalho de observar quando é necessário realizar melhorias em todas as áreas de uso comum, garantindo boas condições de funcionamento e assegurando o bem-estar de todos.
Quando necessário, também cabe ao profissional acionar outros setores para realizar os ajustes que saem de sua alçada.
Certamente, manter a ordem em uma instalação, seja ela empresarial ou residencial, não é uma tarefa simples. Geralmente, os lugares têm grande circulação de pessoas, que convivem e usufruem de muitos ambientes em comum.
Por tal razão, os serviços de zeladoria são tão relevantes e, inclusive, podem ter impacto direto no dia a dia e na qualidade de vida dos condôminos, mesmo que de forma imperceptível.
Então, quais são os serviços de zeladoria? Os principais são:
- atuar na organização e garantir o cumprimento de regras dentro do condomínio;
- verificar a limpeza e o bom funcionamento dos elevadores;
- checar a integridade e a necessidade de reparos em áreas compartilhadas, como corredores, hall, estacionamento, piscina, quadra e outras áreas de lazer;
- averiguar o funcionamento e a necessidade de manutenção preventiva de equipamentos de uso comum no condomínio;
- ser porta-voz da comunicação entre os moradores e o síndico ou a administradora, inclusive enviando as reclamações;
- providenciar materiais necessários para a realização de serviços;
- supervisionar obras e qualquer intervenção construtiva realizada nas imediações do condomínio;
- repassar informações e fiscalizar o trabalho dos outros funcionários do local, inclusive delegando tarefas quando cabível.
Muitas vezes, quando o administrador não está presente, o zelador é responsável por fazer cumprir as normas fixadas e conduzir o bom andamento dos trabalhos desenvolvidos no condomínio.
Contudo, é necessário ter atenção, pois é comum que o profissional acabe acumulando funções. Cenários como este podem ocorrer pela má gestão do administrador ou síndico ou devido ao contato direto do zelador com os moradores.
Por conta disso, às vezes, o profissional acaba sendo chamado para fazer tarefas que estão fora de suas obrigações, como a realização de pequenos reparos nos apartamentos.
É claro que, caso o problema seja estrutural, o zelador deve ser chamado para verificar a situação e, assim, comunicar o síndico para que a questão seja prontamente resolvida.
Contudo, questões simples, como a troca de um fusível ou da resistência do chuveiro, por exemplo, não cabem a esse profissional. Afinal, suas funções são bem definidas e as orientações de trabalho devem seguir o que consta em sua ordem de serviço.
Além disso, apesar de estar muito próximo à administração do local, o zelador não pode desempenhar um papel direto de gestão. Seu objetivo é fazer com que as orientações passadas sejam cumpridas, tanto em relação a outros funcionários quanto aos condôminos.
Outro ponto fundamental é que o serviço de portaria e zeladoria não deve ser realizado pela mesma pessoa, apesar de acontecer em alguns locais. São duas funções diferentes e que requerem profissionais diferentes.
A problemática de ter profissionais acumulando funções é a possível queda na qualidade da prestação de serviços, além do risco de processos trabalhistas. Por essa razão, idealmente, o síndico deve elaborar um contrato de trabalho que especifique as funções de cada um – e, é claro, segui-lo.
Uma das principais dúvidas relacionadas a esse assunto é sobre quanto custa o serviço de zeladoria.
Certamente, a questão varia de acordo com o profissional e as regras de contratação. Ainda assim, o salário costuma variar entre R$1.500 e R$2.500, dependendo também da localização, além de eventuais benefícios obrigatórios da CLT.
O valor, assim como o salário de outros profissionais do prédio, normalmente é pago com o caixa, seja pelo pagamento do aluguel das salas, nos prédios comerciais, ou da taxa de condomínio, nos residenciais.
Na prática, são valores já previstos para serem gastos com os funcionários do local (como o serviço de limpeza e o de portaria) e, normalmente, passam por um processo de aprovação em assembleia com os moradores.
Caso a contratação formal seja um empecilho no seu caso, uma opção interessante é a terceirização do serviço de zeladoria.
O processo apresenta diferentes benefícios, como os que mostramos a seguir.
- Mão de obra qualificada: podem confiar na qualidade dos serviços prestados, pois, em sua maioria, os profissionais têm experiência em outros locais, assim como realizam treinamentos, o que assegura sua eficiência.
- Manutenções em dia: os zeladores capacitados pelas empresas terceirizadas conseguem desempenhar suas tarefas com agilidade e proatividade, como as manutenções preventivas e corretivas sem atrasos nos condomínios.
- Redução de custos: a contratação convencional de um zelador, por meio da CLT, pode ser algo custoso e burocrático. Já no caso da terceirização, quem se responsabiliza por todos os processos, desde a seleção até a contratação, incluindo os custos trabalhistas, é a empresa terceirizada. É ela também que custeia a folha de pagamentos e paga benefícios. Portanto, o contratante não precisa se preocupar com despesas administrativas e nem com encargos previdenciários e trabalhistas do funcionário.
Com todos os pontos acima, podemos concluir que o zelador é uma peça fundamental para garantir o bom funcionamento de todas as atividades desempenhadas no dia a dia de um condomínio.
Agora que você já conhece como funciona e os benefícios da contratação terceirizada, fica a dúvida: onde contratar uma empresa que presta os serviços de zeladoria?
Podemos ajudar com isso, afinal, o oHub é um dos principais lugares para encontrar e contratar as empresas e os fornecedores mais qualificados do país.
Em nossa plataforma, você inicia o processo de cotação e, em 5 minutos, tem acesso a contatos qualificados com um único pedido.
Assim, você economiza tempo e descobre os melhores preços, de forma descomplicada e sem dor de cabeça!
O que você está esperando para encontrar as melhores empresas de zeladoria para seu condomínio? Solicite agora mesmo um orçamento e receba propostas de maneira rápida e prática!