Contratar uma empresa de gestão de benefícios talvez não esteja nos planos de uma corporação, mas saiba que essa pode ser uma ótima oportunidade de deixar os clientes mais satisfeitos não somente com o serviço, mas também fortalece a imagem do próprio local de trabalho.
Diferentemente do que parece, o salário não é o único motivo para a permanência dos funcionários. Logo, uma das formas de retenção de talentos é a concessão de benefícios corporativos, que podem ser classificados por dois tipos: obrigatórios e voluntários.
Nos obrigatórios, enquadram-se: 13º salário, vale-transporte, férias remuneradas e outros intitulados na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Por outro lado, existem os voluntários, isto é, aqueles que os trabalhadores podem optar por receber ou não, como no caso de uma pessoa casada que já tem o plano de saúde do cônjuge.
Além do plano de saúde, os benefícios voluntários incluem: assistência médica ou seguro de saúde, plano odontológico, participação nos lucros, vale-alimentação, vale-refeição, bolsa de estudos e vale-cultura.
A propósito, as organizações sabem da real importância desses benefícios e, por isso, em muitos casos, empenham-se para incorporá-los no seu quadro orçamentário.
Mas, para que isso aconteça, é essencial ter uma empresa de benefícios corporativos para atender às expectativas dos profissionais e cumprir o que foi estabelecido. Neste sentido, o oHub apresenta uma lista das melhores empresas de gestão de benefícios do País.
Antes disso, vamos explorar as qualidades de uma empresa de benefícios para funcionários.
Ao contratar uma, você tem a melhoria do employer branding, ou seja, o posicionamento da marca diante dos colaboradores. E como isso funciona? Como citamos anteriormente, funcionários satisfeitos são mais participativos e disseminam positivamente a imagem da companhia. Nesse aspecto, eles se tornam os maiores promotores da marca, divulgando as qualidades do ambiente de trabalho e, por conseguinte, dos produtos e serviços.
A diminuição de faltas e atrasos também é uma vantagem de quem contrata uma empresa terceirizada de gestão de benefícios. Quer saber qual é a relação? Siga conosco!
Os trabalhadores gostam de se sentir valorizados e instigados a realizar suas tarefas. Por isso, a inclusão de benefícios relevantes amenizam as eventuais dificuldades profissionais ou pessoais, fazendo com que eles sintam recompensados e, assim, mantenham-se empenhados em cumprir sua jornada diária.
Sob o mesmo ponto de vista, a gestão de benefícios contribui para reduzir a rotatividade dos funcionários. Afinal de contas, o alto índice de turnover é prejudicial para qualquer estabelecimento, pois afeta diretamente o caixa de uma empresa e a continuidade na prestação de serviços.
O clima organizacional saudável talvez seja o maior objetivo para a contratação de uma empresa de benefícios. Por sinal, melhorar o ambiente representa investir em ações para formar um local de trabalho mais agradável e seguro, consolidando uma equipe integrada e engajada.
Vale frisar que a insatisfação da equipe interfere diretamente no humor e na produtividade dos trabalhadores, aumentando a possibilidade de conflitos internos.
Pense que um plano de saúde, por exemplo, eleva a satisfação dos funcionários que, inclusive, se conscientizarão que este recurso pode ser útil para que eles busquem ajuda profissional com o objetivo de manterem-se melhor física e emocionalmente.
Por outro lado, você já pensou que pode estar investindo em algo que não seja tão interessante para os colaboradores? Tratando especificamente de benefícios corporativos, isso é um péssimo sinal.
Por exemplo, se você deseja incluir a participação nos lucros em vez do vale-refeição, possivelmente isso implicará revolta e baixa produtividade, concorda? Ao mesmo tempo, isso mostra que não houve o devido estudo para implementar mudanças positivas para todas as partes envolvidas.
A contratação de uma empresa de gestão de benefícios avalia os melhores tipos de benefícios, permitindo que os custos sejam direcionados para os mais adequados ao perfil de colaboradores e, também, ao orçamento e às metas da empresa.
Percebeu a importância de ter uma gestão de benefícios, contando com uma instituição responsável pelo direcionamento adequado? Sendo assim, fica a questão: como escolher uma empresa de benefícios corporativos?
Uma boa empresa de gestão de benefícios visa descomplicar a vida de seus clientes. Portanto, ela deve oferecer um atendimento personalizado, transparente e ágil, o que traz confiança nas operações.
O ideal é que o departamento de Recursos Humanos deve tratar da inclusão ou exclusão de funcionários, alterações nos benefícios, cancelamento e solicitação de cartões por meio de canais próprios.
Logo, a empresa fornecedora deve disponibilizar alternativas práticas, como portais, aplicativos e centrais de atendimento telefônico, facilitando a atualização da base de dados para que os benefícios sejam entregues a quem de direito.
Adicionalmente, essa empresa deve primar pela diversidade de pessoas, visto que os benefícios têm que atender às expectativas de todos. Um exemplo é a cesta básica. Ela pode não ser a melhor alternativa para pessoas que não vivem exclusivamente em casa. Aqui, uma alternativa é implantar um cartão pré-pago com o valor equivalente.
Com tudo isso em mente, procure uma empresa que ofereça o máximo de benefícios possível, tendo um portfólio completo, feito para adequar todos os perfis de funcionários.
Mesmo que o responsável pelo RH não contrate todos os benefícios que a empresa oferece, no momento em que surgir o interesse, já existe uma comunicação que pode facilitar o acordo.
Em paralelo, vale observar a tradição da empresa, já que um fornecedor com ótimo histórico e solidez financeira proporciona segurança e confiança.
Nenhuma companhia deseja se vincular a um estabelecimento que conseguiu o contrato porque ofereceu preços menores, porém, o trabalho não foi como o esperado.
Portanto, invista em uma empresa de gestão de benefícios que tenha um atendimento de qualidade, diversos benefícios, suporte rápido e boa reputação no mercado. Analise com calma para conseguir preços justos e, assim, garantir sua tranquilidade no decorrer do contrato.
Então, qual é a melhor maneira de encontrar um serviço eficiente? Nossa indicação é a lista das melhores empresas de gestão de benefícios do oHub.
Em menos de 5 minutos, você preenche um pedido de orçamento, que é enviado para a rede de fornecedores do oHub na região desejada.
Logo, você receberá o contato dos mais qualificados e que já estão interessados em lhe atender.
E o melhor: você pode negociar diretamente com eles para escolher o melhor custo-benefício, além de assegurar a qualidade.
Invista agora mesmo em uma empresa de gestão de benefícios para facilitar a sua vida e a dos seus colaboradores.