Serviços de TI para empresas: onde encontrar boas soluções no mercado?
Conforme o tempo passa, surgem novas tecnologias que impactam a rotina empresarial. Atentos à modernidade, empresários e gestores buscam formas de implementá-las para suas corporações não ficarem obsoletas diante dos concorrentes. É neste momento que entram os serviços de TI para empresas, facilitando o dia a dia de trabalho com a aplicação de sistemas digitais.
Basicamente, a área de Tecnologia da Informação (TI) fornece um conjunto de atividades que envolve: banco de dados, software, hardware e redes. Funções que servem para melhorar a análise e gestão de informações. Na prática, as empresas que prestam serviço de TI atuam diretamente no setor de desenvolvimento tecnológico, atendendo às demandas do usuário.
De uns tempos para cá, as instituições de pequeno porte se tornaram as queridinhas das terceirizadas de TI. Isso porque as companhias identificaram que precisavam reciclar seus setores com novos equipamentos, ferramentas e profissionais.
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Embora soubessem da relevância da tecnologia para o desenvolvimento econômico, elas focavam apenas em recursos humanos, achando que somente a administração, o recrutamento e as finanças movimentavam o caixa.
Em consequência, muitos negócios mantiveram-se ultrapassados em relação aos concorrentes já estabelecidos no mercado e àqueles que iniciavam suas operações usando a tecnologia a seu favor.
Esse cenário revela que o principal objetivo de uma equipe de Tecnologia da Informação é preservar o funcionamento dos sistemas, garantindo a estabilidade das atividades ofertadas pela organização. Assim, fica claro que contar com especialistas no assunto faz diferença para crescer no mercado.
No atual contexto, existem três funções de TI para pequenas empresas. São elas:
- manutenção dos sistemas e plataformas: processo fundamental para conservar os sistemas, dispositivos e máquinas em pleno funcionamento. Em muitos casos, as manutenções são frequentes para prevenir os possíveis problemas técnicos;
- backup e soluções em nuvem: serviços essenciais para garantir a segurança dos dados processados pelos sistemas. Aqui, a nuvem possibilita que você amplie a capacidade tecnológica da companhia com baixo custo, já que os dados são guardados digitalmente;
- consultoria de TI: ideal para pequenos negócios, a consultoria não desperdiça tempo e dinheiro do cliente. As empresas que terceirizam o serviço de TI dialogam com a contratada para ter o máximo de conhecimento sobre seus processos internos e, assim, desenvolver padrões operacionais com qualidade.
Enquanto as companhias menores se reinventam, as de maior porte usam artifícios para se manter em pé, incluindo recursos como:
- desenvolvimento e hospedagem de sites: para criar um site, é necessário contratar o domínio e a hospedagem, afinal, esses são itens básicos para qualquer projeto na internet. Uma equipe de TI poderá ajudá-lo a desenvolver seu portal, hospedando-o em um servidor que permite publicar sites e aplicativos na internet;
- desenvolvimento de softwares e aplicativos: essas ferramentas suprem as necessidades de um negócio. Assim, a empresa otimiza seus processos, aumenta sua produtividade e une informações em um único sistema padronizado;
- telecomunicações: as redes de telecomunicações precisam de instalação e cabeamento projetados. O objetivo é interligar e dar suporte a toda rede de comunicação de forma apropriada para as demandas da instituição. No mercado, existem diferentes tipos de redes: sem fio (Wireless), remotas (WAN) e metropolitanas (MAN), entre outras.
Com todas as funções específicas, outro ponto que você deve compreender são as características dos serviços de TI para empresas. Elas definem se vale a pena ou não aderir à terceirização. Confira!
- Utilidade: um profissional de TI terceirizado busca melhorar o desempenho e reduzir os custos de uma empresa com mais facilidade em relação aos colaboradores contratados pela mesma, uma vez que esses já estão acostumados com a rotina da corporação, o que dificulta ter novos insights.
- Expertise: uma equipe de TI deve ter uma boa formação acadêmica e experiência de mercado, portanto, nunca se guie apenas pelo preço.
- Garantia: solicitar referências, promover testes e compreender as cláusulas do contrato fazem com que você tenha maior garantia antes de contratar uma terceirizada. Esses artifícios o manterão forte para rebater uma contraproposta, assim como quando se sentir lesado por algum argumento inapropriado.
Agora que você já entendeu as características e, consequentemente, os benefícios dos serviços de TI para empresas, deve ter entendido a importância de ser estrategista para fazer um investimento, certo?
Desse modo, ao aderir a essa solução, sua organização terá potencial para ser bem-sucedida, sejam quais forem suas operações. Aliás, para evitar futuras dores de cabeça com a tecnologia, é fundamental ter uma equipe externa que avalie a qualidade dos equipamentos, ferramentas e sistemas.
Se sua organização não se preocupar com um bom gerenciamento de TI, provavelmente perderá sua força competitiva.
Sendo assim, nossa dica é que você busque uma entidade idônea no mercado, por meio do oHub. São diversas opções de alta confiabilidade, cadastradas e com reputação profissional.
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